Fabricada nos Estados Unidos em 1910, a Locomotiva 206 chegou no Brasil na primeira década do século XX, sendo a segunda locomotiva a transitar em Conservatória. A primeira foi a de numero 1, trazida da Alemanha por D. Pedro II por navio.
Dos anos 1920 até 1935, a Locomotiva 206 foi muito solicitada para as viagens da Estação de Barra do Piraí, no Estado do Rio, até a Estação de Soledade no Estado de Minas. Cortando as montanhas, era uma viagem simplesmente maravilhosa, com lindos túneis, pontes, cortes de pedra, muitos “mata-burros” e uma paisagem deslumbrante, sendo a mais linda de todas a da Serra da Beleza.
Com o passar dos anos, o movimento da Estrada de Ferro (então Rede Mineira de Viação) foi aumentando e tiveram que substituir a Locomotiva 206 por outra mais possante – da série 400.
Muito tempo se passou e a 206 foi parar na Oficina da Rede Mineira de Viação, totalmente abandonada. Quem ajudou a vinda da Locomotiva 206 para Conservatória foi João Mateus de Sousa, que se dedicou a reformá-la ainda em Barra Mansa, pintando, e preparando-a para a sua grande e última viagem no mês de novembro de 1981.